BMW NineT Forum banner

Substituição do óleo da forquilha - Classic/Roadster com compressão e retorno ajustáveis

6.2K views 26 replies 11 participants last post by  cgilfond  
#1 ·
Eu pesquisei no fórum e no youtube em busca de um procedimento para trocar o óleo da suspensão dianteira em uma Classic / Roadster com garfos invertidos dourados e compressão e retorno ajustáveis. Não consegui encontrar nenhum. Esta será a minha primeira vez trocando o óleo da suspensão dianteira em qualquer moto.

Eu faço toda a minha própria manutenção na minha R Nine T e na minha R1200RT, então tenho certeza de que posso fazer esse trabalho, só estou me perguntando o que me espera quando eu remover as tampas dos tubos da suspensão dianteira e quaisquer armadilhas em relação à realização deste serviço e fazê-lo corretamente. Se a BMW vendesse o manual de serviço para o modelo 2021, eu poderia olhar lá, mas sabemos como isso acontece neste momento. Eu vi alguns vídeos de pessoas fazendo motos BMW com ESA, etc... mas um pouco disso não se aplica aqui.

Alguém pode ajudar com uma indicação para um artigo ou vídeo?

#2 · (Edited)

@alegerlotz Bom guia para essa suspensão aqui.

• Helpful
Reactions: Captain
#3 ·

@alegerlotz Bom como fazer para essa forquilha aqui.
Obrigado, muita informação neste artigo... Eu não sabia que os garfos eram essencialmente os mesmos dos primeiros S1000rr, o que é bom saber.

Este trabalho parece um pouco intimidante ao ler e olhar para fotos pequenas, mas como na maioria das coisas, acho que quando você está no meio de fazê-lo, parece mais direto.

#4 ·
Ainda não feito r 9 t, mas drenar e reabastecer garfos de cartucho abertos é bastante simples,
Defina a compressão e o retorno para as configurações mínimas para permitir o fluxo de óleo, solte as tampas superiores antes da remoção,
para uma troca sem retirar as molas, um litro extra de óleo para lavagem e bombeamento ajuda,
para retirar as tampas superiores e remover as molas para uma troca, consegui com ajuda puxar os espaçadores das molas para baixo e usar uma chave inglesa/chave no espaçador para empurrá-lo para baixo o suficiente para remover a tampa superior,
não tenho nenhuma medição, pois minha moto não está pronta, então estarei assistindo com interesse
não se deixe intimidar, uma troca de óleo é um pouco bagunçada, mas bastante simples,
Boa sorte,
Forest

#7 ·
Estou realmente chegando perto de fazer isso, pois meu serviço de 12K está chegando e pensei em fazer isso então. Eu sei que o intervalo de manutenção é de 18K, mas fiz uma clínica de suspensão com Dave Moss e ele tinha algumas recomendações para óleo de garfo novo, então gostaria de fazer isso junto com a revisão principal.

• Like
Reactions: 11266350
#8 ·
Você tem alguma instrução sobre como fazer isso? Não consigo encontrar nada online.

Estou realmente chegando perto de fazer isso, pois meu serviço de 12K está chegando e pensei em fazer isso então. Eu sei que o intervalo de manutenção é de 18K, mas fiz uma clínica de suspensão com Dave Moss e ele teve algumas recomendações para óleo de garfo novo, então gostaria de fazê-lo junto com a revisão principal.

#9 ·
Você tem alguma instrução sobre como fazer isso? Não consigo encontrar nada online.
Eu não tenho, por isso criei esta publicação em primeiro lugar. Verifiquei alguns vídeos do YouTube, etc... então eu posso apenas ter que começar o trabalho e ver onde ele vai.

#10 ·
Estou no processo de trocar o óleo da suspensão da minha classic 2018, é um processo simples se você conseguir remover a roda dianteira, eu tenho tudo desmontado e as suspensões drenadas, postarei como fiz assim que o óleo chegar no ano novo, a primeira coisa que notei foi que ambas as suspensões tinham 600 ml, especificação em Haynes 525 ml, milhas atuais 9500 Forest

#11 ·
Estou no processo de trocar o óleo da suspensão da minha classic 2018,
é um processo simples se você conseguir remover a roda dianteira,
tenho tudo desmontado e as suspensões drenadas, postarei como fiz assim que o óleo chegar no ano novo,
a primeira coisa que notei foi que ambas as suspensões tinham 600 ml, especificação em haynes 525 ml,
quilometragem atual 9500
Forest,
Ótimo, ouvir mais sobre sua experiência seria útil. Estou com 12 mil milhas agora e ainda não troquei o óleo da suspensão. Saber mais sobre como desmontar esses cartuchos nas suspensões seria útil.

Obrigado,
-Al

#12 · (Edited)
Finalmente troquei o óleo da suspensão dianteira, na minha classic 2018 com 9500 milhas,
libere as tampas da suspensão dianteira, 30 mm, observe as configurações de amortecimento e defina para 1,
remova o sensor ABS, pinças de freio, pára-lama dianteiro e roda,
note a posição da parte superior da protuberância da suspensão dianteira, marque a posição da perna na abertura do parafuso da yugo inferior para alinhar os refletores, solte os últimos parafusos e remova as pernas da suspensão dianteira,
tenha um copo medidor pronto, usei copos descartáveis ​​para mistura de tinta,
desrosque a perna da tampa, crie uma folga de aproximadamente 1 polegada e drene o óleo, aparafusando periodicamente o tubo na tampa alguns fios e bombeando as suspensões dianteiras, depois repita a drenagem,
percebi que a suspensão dianteira esquerda demorou muito mais para drenar,
no início, obtive 600 ml medidos,
depois de um tempo,
mas decidi deixá-los drenando em copos medidores durante a noite, deitados com as extremidades do eixo apoiadas, a quantidade final foi de 625 ml iguais,
você pode parar quando chegar a 600 cada, se o tempo for limitado, presumindo que você tenha a mesma quantidade de cada perna,
Haynes afirma 525 ml e nível de óleo 65 mm abaixo do tubo interno, o que exigia a remoção da mola da suspensão dianteira, etc.,
fui com o reenchimento da quantidade exata de 625 ml removida, que é visível na parte superior do tubo interno com a parte externa totalmente abaixada,
ao reabastecer, mantenha o tubo externo a aproximadamente 2 polegadas abaixo da tampa e despeje lentamente,
depois aparafuse as tampas novamente e bombeie até obter resistência em todo o curso,
a perna direita demorou muito mais para obter o amortecimento de volta ao curso total, deixei-os em pé por 20 minutos assim que tiveram amortecimento, então deslizei os tubos externos para baixo para ver os níveis de óleo exatamente no topo dos tubos internos,
Redefini as configurações de amortecimento antes de reinstalar
espero que isso ajude, é assim que fiz, colocando de volta a quantidade exata de óleo que saiu,
você pode preferir desmontar as suspensões dianteiras ou encontrar quantidades de óleo diferentes das minhas,
pois descobri que leva algum tempo para drenar as pernas completamente,
sendo o proprietário desde novo, é uma quantidade definida de fábrica em que confio,

Forest,
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

#15 · (Edited)
Devido à falta de manutenção pelo proprietário anterior, também substituirei o óleo da suspensão agora que a suspensão está fora. Eu realmente preciso de alguma ferramenta especial? ou a parte superior da suspensão vai voar pelo teto quando eu soltá-la?
As tampas da suspensão não sairão voando na clássica com suspensões USD,
elas estão conectadas aos componentes internos do cartucho, os tubos externos deslizam livremente
você só precisa de ferramentas normais, um jarro medidor e muito tempo para permitir que as suspensões drenem totalmente,
espero que isso ajude, Forest,

#17 ·
Ainda não substituí o óleo da minha forquilha, mas está na hora de o fazer. Como em qualquer trabalho desta natureza que nunca fiz antes, estou um pouco apreensivo. Tenho a certeza de que vai correr tudo bem. A embraiagem da minha RT wethead está a funcionar bem depois de a ter substituído, e este trabalho parece mais fácil. Acho que vou descobrir!

#18 ·
Olá, pretendo tentar fazer isso sozinho, pois tenho quase 18.000 milhas. Alguém tem a especificação do óleo que deve ser usado? Se houver diferentes viscosidades, como escolher?

Além disso, minhas vedações parecem estar boas, mas devo tentar substituí-las enquanto estou com os garfos desligados ou isso não é necessário?

#19 · (Edited)
O manual Haynes indica: Óleo de Garfo BMW Tipo 2 (10W)

Capacidades RnineT....

2014-16 = 575ml/80mm

2017 em diante = 525ml/65mm

Outros modelos usam capacidades diferentes, mas a mesma especificação/peso de óleo.

Mas, por favor, posso aconselhar que nem todas as especificações de óleo de garfo são iguais......o 10W de uma marca pode ser muito diferente do 10W de outra marca.......não existe padronização da viscosidade do óleo de garfo.

No entanto, existe algo chamado valor Centistroke (cSt), e é isso que deve ser procurado ao fazer referência cruzada de marcas.

Verifique aqui para comparações >>>>

#20 ·
Obrigado. Beemerbonyard vende Liquid Molly que não está na sua lista. Essa coisa é boa? Eles só têm 10W “médio”. Não indica “tipo 2”. Alguma ideia sobre se apenas trocar o óleo é tudo o que preciso fazer se as vedações não estiverem vazando ou devo tentar substituí-las enquanto tiro os garfos? Nunca trabalhei em garfos ou vedações antes, então não quero me meter em algo que me ultrapasse…

#23 ·
Obrigado pela informação,
As forquilhas são melhores totalmente desmontadas e as novas vedações, etc. e os níveis de óleo são críticos, eu concordo,
as razões para eu mostrar uma drenagem e reabastecimento,
alguns aqui querem trocar o óleo da forquilha e não se sentem confortáveis com uma desmontagem completa,
óleo novo nos níveis especificados ou ajustados aos seus níveis, é melhor do que o velho,
eu sou bom em configurar minha suspensão e a quantidade de óleo estava funcionando para mim,
os retentores e buchas são bons e eu não deixei o óleo até que ele se transformasse em borra preta,
então uma drenagem e reabastecimento regulares é minha escolha, quando eu tenho meu amortecedor traseiro revisado,
isso é algo que muitas oficinas de motos oferecem como serviço, então por que não mantê-lo se você puder,
eu sou capaz de desmontar totalmente as forquilhas quando a necessidade surgir,
A segurança é o grande problema, a suspensão com mau funcionamento devido ao óleo degradado pode ser evitada,
Forest,

#24 ·
Eu sou bom em configurar minha suspensão e a quantidade de óleo estava funcionando para mim,
os retentores e buchas estão bons e eu não deixei o óleo até que ele virasse borra preta,
então uma drenagem e reabastecimento regulares é minha escolha, quando eu tenho meu amortecedor traseiro revisado,
isso é algo que muitas oficinas de bicicletas oferecem como serviço, então por que não mantê-lo se você puder,
eu sou capaz de desmontar totalmente os garfos quando a necessidade surgir,
A segurança é a grande questão, a suspensão com mau funcionamento devido ao óleo degradado pode ser evitada,
Forest,
Você tem o compressor de mola de garfo necessário para poder remover as molas e fazer isso direito?

#26 ·
...não deveria precisar de ferramentas especiais se eu estiver apenas trocando o óleo, certo? Não tenho certeza sobre fazer as vedações sozinho.
Não tem nada a ver com a substituição das vedações.
Se você quiser apenas fazer o "despejar e correr" mostrado, não precisa de ferramentas especiais. O vídeo é realmente para pessoas que já passaram pelo processo de descobrir qual viscosidade de óleo de garfo e quais níveis eles precisam.
Para definir os níveis de óleo, você precisa de um compressor de mola de garfo. Isso realmente deve ser feito uma vez. Os níveis conforme entregues estão por toda parte.
Você também precisa do compressor de mola de garfo quando chegar ao ponto de substituir as vedações. Ele funciona em muitas motos. Não é uma ferramenta específica para R9T.

#27 ·
Comentários muito úteis sobre este tópico, obrigado pela sua paciência!
Não poderei comprimir o garfo, etc., por isso terei de confiar no reabastecimento com base na quantidade especificada de óleo (525ml) ou substituir o que sair da configuração existente.

Mas se estiver totalmente drenado, a adição dos 525ml de óleo não deveria resultar na folga de ar "padrão" de 65mm desejada? Por que a folga de ar variaria se o volume dos componentes internos for o mesmo?